terça-feira, 15 de maio de 2007

Mundo das marcas: Zoomp - Ícone da Moda Brasileira


Renato Kherlakian, de origem Armênia, criador da grife Zoomp, começou sua história no mundo da moda no início dos anos 70.

Na então badalada Galeria Ouro Fino, na Rua Augusta, zona sul de São Paulo, despertou a atenção de uma consumidora, encantada com a camisa que o empresário vestia.

Aquele encontro rendeu-lhe a primeira encomenda.

O primeiro passo foi apenas revender roupas, mas logo começou a criar e produzir modelos próprios, encontrados nas mais importantes lojas paulistanas.

A marca Zoomp foi criada somente em 1974, com o objetivo de transformar o jeans em artigo de moda para jovens descolados.

As primeiras calças jeans da Zoomp, cujo corte vestia as brasileiras como uma luva, foram distribuídas em butiques, freqüentadas por pessoas de alto poder aquisitivo.

Sua primeira coleção, chamada Sexy Jeans nacional, foi lançada em 1979.

Sua estréia foi totalmente inusitada para o meio da moda.

No Sandália de Prata, tradicional casa de samba de São Paulo.

Na platéia, 900 pessoas ansiosas por assistir ao primeiro grande desfile de moda fora das tradicionais passarelas.

A marca inaugurava naquela noite um novo conceito de grife no Brasil e fazia do raio amarelo, sua marca registrada, um dos símbolos de status mais cobiçados do país.

A marca abriu sua primeira loja no recém-inaugurado Shopping Eldorado em 1981, e nos anos seguintes dominou o mercado, transformando o raio amarelo em um dos maiores objetos de desejo da juventude.

A marca implantou um novo conceito de loja ao alinhavar a mesma linguagem para a música ambiente, a cenografia das vitrines e a equipe de vendas, composta por jovens formadores de opinião.

O projeto arquitetônico era assinado por Sig Bergamin e as cenografias feitas por Cristina de Sá, uma novidade para um mercado que acordava para a necessidade de se imprimir ao ponto-de-venda a personalidade da marca.

A receita deu certo e, em três anos, a grife contava com cinco lojas próprias no eixo Rio-São Paulo.

A partir de 1984 iniciou grande plano de expansão e concessão de franquias em todo o país.

Nos anos 90, a marca viveu momentos delicados diante da abertura do mercado aos produtos importados, sendo obrigada a rever seus custos, a enxugar seus quadros e o número de lojas.

A marca então, tentando surpreender sua clientela, começou a inovar em cada coleção lançada; rejuvenesceu o ambiente das lojas; lançou uma segunda marca, a Zapping, inspirada no streetwear, e transformou a grife em um objeto de desejo cada vez mais cobiçado.

Mesmo disputando o mercado com concorrentes tradicionais, a Zoomp mantém o posto da mais tradicional marca de jeans-fashion do país.

A marca no mundo

Atualmente a Zoomp tem lojas nos Estados Unidos, nos principais mercados europeus e já faz sua expansão para o oriente.

Além da Indonésia e de Singapura, estuda a possibilidade de ingressar na Malásia e na Tailândia.

Hoje a empresa possui 25 lojas próprias e 35 franqueadas, e seus produtos são comercializados em mais de 1600 pontos de vendas do país, além de escritórios fora do Brasil, em Paris, Atenas, Milão e Lisboa.

Somente as lojas registram um faturamento anual de R$ 46 milhões.

Você Sabia?

* A marca Zoomp representa 79% do faturamento total da empresa, e a Zapping 21%.

* O público consumidor é formado na maioria por mulheres (60%).
.
MUNDODASMARCAS

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Renato Kherlakian, de origem Armênia, criador da grife Zoomp, começou sua história no mundo da moda no início dos anos 70.

Na então badalada Galeria Ouro Fino, na Rua Augusta, zona sul de São Paulo, despertou a atenção de uma consumidora, encantada com a camisa que o empresário vestia.

Aquele encontro rendeu-lhe a primeira encomenda.

O primeiro passo foi apenas revender roupas, mas logo começou a criar e produzir modelos próprios, encontrados nas mais importantes lojas paulistanas.

A marca Zoomp foi criada somente em 1974, com o objetivo de transformar o jeans em artigo de moda para jovens descolados.

As primeiras calças jeans da Zoomp, cujo corte vestia as brasileiras como uma luva, foram distribuídas em butiques, freqüentadas por pessoas de alto poder aquisitivo.

Sua primeira coleção, chamada Sexy Jeans nacional, foi lançada em 1979.

Sua estréia foi totalmente inusitada para o meio da moda.

No Sandália de Prata, tradicional casa de samba de São Paulo.

Na platéia, 900 pessoas ansiosas por assistir ao primeiro grande desfile de moda fora das tradicionais passarelas.

A marca inaugurava naquela noite um novo conceito de grife no Brasil e fazia do raio amarelo, sua marca registrada, um dos símbolos de status mais cobiçados do país.

A marca abriu sua primeira loja no recém-inaugurado Shopping Eldorado em 1981, e nos anos seguintes dominou o mercado, transformando o raio amarelo em um dos maiores objetos de desejo da juventude.

A marca implantou um novo conceito de loja ao alinhavar a mesma linguagem para a música ambiente, a cenografia das vitrines e a equipe de vendas, composta por jovens formadores de opinião.

O projeto arquitetônico era assinado por Sig Bergamin e as cenografias feitas por Cristina de Sá, uma novidade para um mercado que acordava para a necessidade de se imprimir ao ponto-de-venda a personalidade da marca.

A receita deu certo e, em três anos, a grife contava com cinco lojas próprias no eixo Rio-São Paulo.

A partir de 1984 iniciou grande plano de expansão e concessão de franquias em todo o país.

Nos anos 90, a marca viveu momentos delicados diante da abertura do mercado aos produtos importados, sendo obrigada a rever seus custos, a enxugar seus quadros e o número de lojas.

A marca então, tentando surpreender sua clientela, começou a inovar em cada coleção lançada; rejuvenesceu o ambiente das lojas; lançou uma segunda marca, a Zapping, inspirada no streetwear, e transformou a grife em um objeto de desejo cada vez mais cobiçado.

Mesmo disputando o mercado com concorrentes tradicionais, a Zoomp mantém o posto da mais tradicional marca de jeans-fashion do país.

A marca no mundo

Atualmente a Zoomp tem lojas nos Estados Unidos, nos principais mercados europeus e já faz sua expansão para o oriente.

Além da Indonésia e de Singapura, estuda a possibilidade de ingressar na Malásia e na Tailândia.

Hoje a empresa possui 25 lojas próprias e 35 franqueadas, e seus produtos são comercializados em mais de 1600 pontos de vendas do país, além de escritórios fora do Brasil, em Paris, Atenas, Milão e Lisboa.

Somente as lojas registram um faturamento anual de R$ 46 milhões.

Você Sabia?

* A marca Zoomp representa 79% do faturamento total da empresa, e a Zapping 21%.

* O público consumidor é formado na maioria por mulheres (60%).
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Postado por Igor Viana Marcadores:

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