terça-feira, 1 de maio de 2007

Acabion GTBO: Míssel terra-terra


Imagine um veículo de rua, mas com cara de avião, rodas e motor de motocicleta, tecnologia totalmente inovadora e desempenho superior a um carro de Fórmula 1? Não, não é nenhuma história de ficção cientifica, é pura realidade. Trata-se do GTBO, um projeto desenvolvido por uma empresa suíça chamada Acabion que promete revolucionar os meios de locomoção no futuro.

Sob qualquer ponto de vista, o GTBO é um veículo desenhado para oferecer o máximo de performance ao condutor. Esta característica pode ser notada já nas linhas imponentes do veículo, muito similares a um avião militar de caça. Na dianteira, uma pequena cabine com abertura vertical para piloto e passageiro também reforça essa idéia. A carenagem, totalmente construída em fibra de carbono e kevlar, tem formato afunilado que garante maior penetração aerodinâmica ao conjunto. Na traseira dois pequenos winglets situados logo acima da roda traseira são os responsáveis por dar maior equilíbrio e estabilidade ao conjunto em altas velocidades.

No interior do veículo está embarcada a mais alta tecnologia, agora sim, digna de uma história de ficção científica. No lugar do painel tradicional, visto nas motocicletas comuns, está um pequeno computador com nada menos que 3 terabytes (cada terabyte equivale a 1.000 gigabytes) de capacidade. Entre outras funções, como velocímetro e conta-giros, este “painel” permite o acesso à internet em alta velocidade, além de fazer o gerenciamento completo de todo o funcionamento do veículo. Qualquer alteração em algum sistema pode ser realizada facilmente, na hora!

Mas, se toda essa tecnologia não agradar muito, o GTBO conta ainda com outro grande trunfo: o desempenho. Com este veículo a Acabion procurou seguir à risca dois princípios fundamentais da engenharia: eficiência aerodinâmica e potência mecânica. Para isso, um dos maiores destaques está no propulsor, que, por sinal, tem a mesma base utilizada pela Suzuki Hayabusa, com 1.299 cm³ e 4 cilindros, mas com uma série de modificações realizadas por uma empresa de mecânica de dragsters que transformaram este motor em uma verdadeira usina de força.

Como resultado está um sistema dotado com turbocompressor e supercharger capaz de gerar incríveis 700 cv de potência e empurrar o modelo à máxima de 450 km/h, velocidade esta limitada eletronicamente, vale dizer. Originalmente, a Suzuki Hayabusa gera 175 cv e pode chegar a 320 km/h. Segundo o fabricante, em apenas 20 segundos de aceleração, a velocidade do GBTO está batendo os 400 km/h! Para isso, o câmbio é de 6 velocidades com a transmissão final feita por corrente. Outro dado interessante está no fato da ré ser acionada por um pequeno motor elétrico de 4 cavalos, útil para se tirar da imobilidade os 360 quilos do GTBO em pequenas manobras.

Outro grande atributo está na economia de combustível. De acordo com dados divulgados pelo fabricante, a uma velocidade constante de 96 km/h, a média de consumo chega a 26 km/l. Em razão de um reservatório com capacidade para 90 litros, a autonomia pode chegar a 2.300 km, suficiente para uma viagem de ida e volta entre São Paulo e Brasília.

A Acabion oferece cinco versões diferentes do GTBO, de acordo com o gosto e bolso dos interessados. O preço de toda essa sofisticação pode chegar até US$ 2,5 milhões, dependendo dos itens e acessórios escolhidos. E se você ficou interessado em adquirir um Acabion GTBO é melhor correr. Além de cada unidade levar 3 anos para ser fabricada, a edição está limitada até 2.011 para apenas 26 modelos.

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terça-feira, 1 de maio de 2007 às 9:44:00 AM |  

Imagine um veículo de rua, mas com cara de avião, rodas e motor de motocicleta, tecnologia totalmente inovadora e desempenho superior a um carro de Fórmula 1? Não, não é nenhuma história de ficção cientifica, é pura realidade. Trata-se do GTBO, um projeto desenvolvido por uma empresa suíça chamada Acabion que promete revolucionar os meios de locomoção no futuro.

Sob qualquer ponto de vista, o GTBO é um veículo desenhado para oferecer o máximo de performance ao condutor. Esta característica pode ser notada já nas linhas imponentes do veículo, muito similares a um avião militar de caça. Na dianteira, uma pequena cabine com abertura vertical para piloto e passageiro também reforça essa idéia. A carenagem, totalmente construída em fibra de carbono e kevlar, tem formato afunilado que garante maior penetração aerodinâmica ao conjunto. Na traseira dois pequenos winglets situados logo acima da roda traseira são os responsáveis por dar maior equilíbrio e estabilidade ao conjunto em altas velocidades.

No interior do veículo está embarcada a mais alta tecnologia, agora sim, digna de uma história de ficção científica. No lugar do painel tradicional, visto nas motocicletas comuns, está um pequeno computador com nada menos que 3 terabytes (cada terabyte equivale a 1.000 gigabytes) de capacidade. Entre outras funções, como velocímetro e conta-giros, este “painel” permite o acesso à internet em alta velocidade, além de fazer o gerenciamento completo de todo o funcionamento do veículo. Qualquer alteração em algum sistema pode ser realizada facilmente, na hora!

Mas, se toda essa tecnologia não agradar muito, o GTBO conta ainda com outro grande trunfo: o desempenho. Com este veículo a Acabion procurou seguir à risca dois princípios fundamentais da engenharia: eficiência aerodinâmica e potência mecânica. Para isso, um dos maiores destaques está no propulsor, que, por sinal, tem a mesma base utilizada pela Suzuki Hayabusa, com 1.299 cm³ e 4 cilindros, mas com uma série de modificações realizadas por uma empresa de mecânica de dragsters que transformaram este motor em uma verdadeira usina de força.

Como resultado está um sistema dotado com turbocompressor e supercharger capaz de gerar incríveis 700 cv de potência e empurrar o modelo à máxima de 450 km/h, velocidade esta limitada eletronicamente, vale dizer. Originalmente, a Suzuki Hayabusa gera 175 cv e pode chegar a 320 km/h. Segundo o fabricante, em apenas 20 segundos de aceleração, a velocidade do GBTO está batendo os 400 km/h! Para isso, o câmbio é de 6 velocidades com a transmissão final feita por corrente. Outro dado interessante está no fato da ré ser acionada por um pequeno motor elétrico de 4 cavalos, útil para se tirar da imobilidade os 360 quilos do GTBO em pequenas manobras.

Outro grande atributo está na economia de combustível. De acordo com dados divulgados pelo fabricante, a uma velocidade constante de 96 km/h, a média de consumo chega a 26 km/l. Em razão de um reservatório com capacidade para 90 litros, a autonomia pode chegar a 2.300 km, suficiente para uma viagem de ida e volta entre São Paulo e Brasília.

A Acabion oferece cinco versões diferentes do GTBO, de acordo com o gosto e bolso dos interessados. O preço de toda essa sofisticação pode chegar até US$ 2,5 milhões, dependendo dos itens e acessórios escolhidos. E se você ficou interessado em adquirir um Acabion GTBO é melhor correr. Além de cada unidade levar 3 anos para ser fabricada, a edição está limitada até 2.011 para apenas 26 modelos.
Postado por Igor Viana Marcadores: ,

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